Antônio Carlos Seabra

Engenheiro (1984), Mestre (1989) e Doutor (1997), todos pela Escola Politécnica da USP, Brasil, na área de Engenharia Elétrica. Realizou o ensino básico, o ensino médio e o ensino profissionalizante em escolas públicas. Técnico Eletrônico (1979) pela Escola Técnica Lauro Gomes, S.B. do Campo. É professor da Escola Politécnica da USP há mais de 25 anos, exercendo o cargo de Professor Titular em regime de dedicação integral junto ao Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e o cargo de Presidente da Comissão de Graduação da EPUSP (2020-2022). Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação, tendo sido Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos de 2014 a 2017.

Foi coordenador do Ciclo Básico de Graduação (2 primeiros anos dos cursos de graduação) da Escola Politécnica da USP nos anos de 2012-2013. É consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo para projetos de Pesquisa Inovativa na Pequena e Média Empresa (PIPE) e do CNPq. Coordena e participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de micro e nanofabricação, nanossensores e instrumentação eletrônica, especialmente em monitoramento de qualidade da água. Coordena e participa também de projetos de pesquisa e aprimoramento da educação em engenharia.

Atua como consultor junto a empresas do setor e junto a escolas técnicas profissionalizantes. Foi presidente (2009-2010) do Capítulo de Circuitos e Sistemas para a região Sul-Brasil do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE-CAS) . Desenvolveu a parte experimental do trabalho de doutorado no Interuniversity Microelectronics Center (IMEC) na Bélgica entre 1991 e 1993, considerado o maior centro independente de microeletrônica da Europa. É autor de mais de cem publicações científicas, 5 livros, 2 traduções e mais de 200 vídeos voltados ao ensino em eletrônica.

Rolar para cima