Elzo Alves Aranha

Professor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É fundador e coordenador do Núcleo de Pesquisa de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras (NPDE) da Universidade Federal de Itajubá. Desenvolveu a ferramenta EDLE (Entrepreneurship Dynamic Learning-Aprendizagem Dinâmica Empreendedora) e coordena o projeto EDLE de capacitação de professores em Engenharia. É co-fundador e coordenador do Grupo Permanente de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), coordenador da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia–UNIFEI-ABENGE – Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships. É co-fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Modelos de Negócio e membro da Business Model Community.

Na UNIFEI coordenou diversos projetos e programas de ciência, tecnologia, empreendedorismo  e inovação, entre os quais destacam-se: programa de pré-incubação (co-autor da proposta),  Programa de Incentivo à Inovação (PII) em parceria com Governo de Minas Gerais, SEBRAE, Prefeitura do Município de Itajubá e demais entidades, co-autor da proposta básica de implantação do Centro de Tecnologia de Helicópteros (CTH) e coordenador operacional do programa  “Centro de Tecnologia de Helicópteros”, em parceria com o Governo Federal, Governo de Minas Gerais, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Fundação de Apoio do Estado de Minas Gerias FAPEMIG. Desenhou e coordenou o primeiro programa de empreendedorismo e inovação na gestão universitária em universidade pública brasileira. Foi Chefe de Gabinete e Pró-Reitor Adjunto de Extensão na UNIFEI e co-fundador e primeiro secretário executivo da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Tem interesse nos seguintes temas: educação empreendedora, universidade empreendedora, business startup, modelos de negócio, inovação aberta, marketing e suas conexões com empreendedorismo, ecossistemas empreendedores e inovadores.

Rolar para cima